Brownie de Chocolate com Mousse e Morangos
 
Tempo de Preparação
Tempo de Cozimento
Tempo Total
 
Feito por:
Serve: 6
Ingredientes
Para o brownie
  • 115 g manteiga
  • 230 g chocolate amargo, picado
  • 150 g açúcar
  • 50 g açúcar mascavo
  • 3 ovos
  • 80 g farinha
  • 10 g cacau em pó
  • 1 pitada de sal
Para o mousse de chocolate
  • 45 g creme de leite fresco (35% de gordura ou mais), para o creme inglês
  • 45 ml leite
  • 40 g gemas de ovo (mais ou menos 2)
  • 20 g açúcar
  • 220 g chocolate amargo com 30% ou mais de manteiga de cacau
  • 280 g creme de leite fresco (35% de gordura ou mais), para bater
Para a montagem
  • 400 g morangos
  • açúcar de confeiteiro
  • aros para mini torta de 7-8 cm de diâmetro
Instruções
Para o Brownie
  1. Pré aqueça seu forno a 180°C.
  2. Em uma vasilha de vidro, derreta o chocolate e a manteiga no microondas. Esse processo demora cerca de 2 minutos, mas vá esquentando de 30 em 30 segundos para não queimar seu chocolate. Deixe esfriar.
  3. Prepare duas formas quadradas de 20 ou 22 cm e forre-as com papel alumínio. Reserve.
  4. Na mistura de chocolate, adicione os açúcares e misture. Adicione os ovos, um por vez, mexendo com um fouet para misturar.
  5. Em outra vasilha, misture a farinha, o cacau em pó e o sal. Adicione essa mistura ao chocolate, mexendo com uma espátula até incorporar.
  6. Divida metade da mistura em cada forma e asse por cerca de 15 minutos (ou até que a mistura esteja firme no meio da forma). Deixe esfriar.
  7. Quando estiver frio, corte círculos de 7-8 cm (dependendo do tamanho dos seus aros) e reserve.
Para o mousse de chocolate
  1. Derreta o chocolate no microondas em uma vasilha de vidro, esquentando-o em incrementos de 30 segundos. Em geral, 1 minuto é suficiente para derreter essa quantidade de chocolate. Reserve.
  2. Em uma panela, misture o creme de leite, leite, gemas e açúcar para fazer o creme inglês. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau até que a mistura fique mais consistente e cubra a parte de trás da colher (ponto napê). Esse processo demora cerca de 10 minutos, ou até que a temperatura da mistura alcance 84°C.
  3. Coe a mistura com a ajuda de um coador bem fino para remover qualquer resquício de ovo que tenha ficado no fundo da panela. Jogue esse creme inglês por cima do chocolate derretido e deixe esfriar até chegar aos 35°C (um pouco mais quente que a temperatura ambiente).
  4. Enquanto isso, bata o creme até que fique encorpado (não precisa ficar em ponto de chantilly). Adicione ⅓ do creme de leite batido à mistura de chocolate, mexendo bem. Depois, adicione o restante incorporando delicadamente com uma espátula.
Para a montagem
  1. Limpe seus morangos e corte-os ao meio. Tente usar sempre morangos do mesmo tamanho (você sempre pode cortar um pouco mais dos que são maiores).
  2. Envolva os mini aros de torta com papel manteiga ou acetato (eu usei acetato), segurando as pontas com um pedaço de fita adesiva caso precise.
  3. Coloque um pedaço de brownie no fundo e arranje as metades de morangos na borda do brownie, com a parte cortada virada para fora. Deixe eles bem apertadinhos um do lado do outro pra que o mousse não vaze.
  4. Cubra o brownie e os morangos com o mousse, mas tomando cuidado de não colocar mais mousse do que a altura dos morangos. Cubra com mais um pedaço de brownie e deixe na geladeira de uma noite para a outra para que eles fiquem bem firmes.
  5. Na hora de servir, remova o doce do aro, tire o papel manteiga ou o acetato e cubra com açúcar de confeiteiro.
DICA IMPORTANTE!
  1. Essa receita só funciona com chocolate verdadeiro. Chocolate fracionado ou aqueles que você compra de barra no supermercado não funcionam aqui. Use chocolate que tenha pelo menos 30% de MANTEIGA DE CACAU na sua composição (ex. Callebaut, Cocoa Barry). Olhe os rótulos ou pergunte em lojas especializadas quais marcas têm essa característica. Note que mesmo chocolates que são vendidos como 50%, 60% de sólidos de cacau nem sempre tem 30% de manteiga de cacau ou mais. Sempre verifique antes!
  2. Se você mora em um lugar muito quente, é possível que seu mousse fique muito mole na hora de servir. Experimente colocar 2 FOLHAS DE GELATINA, previamente hidratadas, na hora de misturar o chocolate com o creme inglês (ou seja, ainda morno). Nesse caso, não espere a mistura de chocolate chegar aos 35°C. Você pode misturar o creme de leite batido antes, por volta dos 45°C.
Recipe by Kitchenlicious at http://kitchenlicious.com.br/brownie-de-chocolate-com-mousse-e-morangos/