Eu já tive vontade de viajar pra vários lugares do mundo: Irlanda, Escócia, Suiça, Dinamarca e até mesmo a Rússia. Mas nunca, nunquinha na minha vida, me passou pela cabeça que um dia eu iria visitar a China.
Como a gente estava indo para a Coréia do Sul visitar alguns amigos e iria fazer escala em Pequim, na volta pra casa poderíamos ficar por 72 horas na China sem visto. Como não é todo dia que se passa ocasionalmente por aqueles cantos do mundo, achamos que seria uma ótima idéia.
Como eu não tinha nenhuma expectativa sobre o lugar — afinal de contas, a gente estava só passando por lá –, devo confessar que fiquei muito surpresa com a experiência no geral. Não sei como que deve ser em outras cidades, mas achei tudo muito bacana: as pessoas, os lugares e principalmente as comidas 🙂
Passamos 2 dias fazendo alguns passeios mais tradicionais, mas também fomos em vários restaurantes bem diferentes por lá. E olha, poucas vezes na vida comi uma comida *tão* gostosa e *tão* barata. Na India a comida também era muito gostosa e barata, mas lá é muito quente e a limpeza é um tanto, digamos, duvidosa.
Ao contrário do que se pensa, os restaurantes chineses (pelo menos os que eu fui) eram bastante limpos e bem cuidados. Lógico que tinham uns que lembravam o tio do pastel do centro de SP, mas tentei ficar longe desses pra evitar problemas de intoxicação alimentar 😉
No primeiro dia, fomos em um restaurante mais tradicional e tentamos procurar o que a gente pediria por aqui num restaurante chinês — chop suey, frango xadrez, carne com cebola…
Não preciso nem dizer que não tinha nada disso, né? A gente até encontrou um frango (por sinal, deliciosíssimo), que levava legumes e amendoim, então talvez até dê pra considerar ele como “frango xadrez”. Mas fora disso, a comida em geral era bem diferente do que a gente tá acostumado a ver por aqui: nada de rolinho primavera e yakissoba.
Dá uma olhada nos pratos que a gente pediu por lá:
Macarrão com legumes e amendoim: gostoso, mas nada especial
Salada de amendoim: ma-ra-vi-lho-sa! Já tinha experimentado aqui em Moscou antes da viagem e virei fã!
Macarrão de arroz com molho apimentado: o macarrão era gelado (é proposital), mas o molho era uma coisa divina!
Frango com legumes e amendoim: talvez esse seja o “original” frango xadrez. Era muito gostoso, mas bem diferente da versão brasileira — e bem mais apimentado.
Macarrão de ovos com molho de carne: também com molho apimentado, mas esse eu não experimentei porque era de carne de porco e eu não como 🙂
Carne com legumes, alho e molho de tomate: também delicioso, acho que foi meu favorito do dia. Era bastante apimentado e aromático. Muito, muito bom!
Também pedimos uma porção de arroz pra cada um, e com exceção do macarrão, a gente sempre misturava um tanto da carne com o arroz e comia. Ficava bem gostoso!
Só um adendo: não acho que a comida chinesa é apimentada em geral. Tem sempre os pratos apimentados e os que são mais leves. Aqui só aparecem os apimentados porque eu AMO pimenta e eu sempre acabava escolhendo os pratos mais “quentes”, por assim dizer 🙂
E aí, você também curte comida chinesa?