Tem alguns produtos que são mais fáceis de comprar pronto, porque dá um certo trabalho de fazer. Tipo geléia. Tipo massa folhada. Tipo doce de leite.
Só que eu sou bastante teimosa e acabo tentando testar aqui e ali pra ver o que dá, e acaba que no final das contas quando dá certo, eu me convenço que o melhor jeito de fazer alguns produtos é fazer eu mesma (o que costuma ser verdade, na maioria das vezes).
Esses dias eu fui dar uma volta no Whole Foods (sou dessas de dar rolê em supermercado, coisa de gente véia) e acabei achando um leite integral orgânico que tinha cara de ser bom. Eu como tenho várias restrições com os produtos lácteos daqui, fico bem animada quando encontro alguma coisa diferente e potencialmente boa.
Trouxe o leite pra casa, e decidi que ia fazer doce de leite. Honestamente, eu achava que ia me dar o maior trabalhão do mundo, mas na verdade você só precisa de paciência.
No total, levei cerca de 1 hora e meia pra fazer o doce de leite porque eu queria que ele ficasse mais escuro e consistente. Mas por volta de 1 hora de cozimento ele já estava com uma carinha bem boa e já tava com aquele jeito de doce de leite clarinho (que eu também adoro).
A unica coisa aqui, é que você precisa encontrar um leite que seja integral e de boa qualidade. Eu tentaria usar leite pasteurizado daqueles de saquinho ou de garrafinha e não o UHT de caixinha. Eu acredito que mesmo que o leite de caixinha tenha a mesma porcentagem de gordura do que o de saquinho, acaba que o pasteurizado é menos processado que o UHT e nesse caso específico, rende um produto melhor.
O rendimento do doce de leite também não é exatamente ruim — pra 1 litro de leite, terminei com uns 300 g de doce de leite (não medi com exatidão, mas consegui encher esse potinho da foto até a boca). Dependendo de onde você more, é possível que até seja mais barato fazer o doce de leite dessa forma. De um jeito ou de outro, ele fica certamente bem mais gostoso do que qualquer doce de leite enlatado que eu já comi na vida 🙂
Ah, e a baunilha aqui eu coloquei só pra dar um toque diferente — ela é completamente opcional. Se você optar por usar, dê preferência à fava original ou ao extrato de baunilha de verdade. Afinal de contas, não faz sentido ter esse trabalhão todo e usar essência artificial de baunilha, não é verdade?
Depois de feito, guarde na geladeira. Ainda preciso ver quanto tempo vai durar o meu, mas acredito que pelo menos 30 dias na geladeira é tranquilíssimo de deixar!
Você pode usar esse doce de leite pra passar no pão de manhã, pra fazer o melhor bolo de nozes do mundo (que deve ficar melhor ainda com esse doce de leite caseiro!) ou pra fazer o pão de mel mais gostoso que eu já comi na vida! Ou seja, só maravilhas!
- 1 L leite, integral e pasteurizado
- 1¼ xícaras de açúcar
- ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha
- Misture todos os ingredientes em uma panela grande, funda e de preferência com o fundo bem grosso (para o calor distribuir melhor e não queimar seu doce).
- Leve ao fogo médio-alto até começar a ferver. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhando por cerca de 1-1.5 hora, mexendo de vez em quando.
- Quando o doce de leite estiver na coloração da sua escolha, retire do fogo, descarte a fava de baunilha e coloque em um vidro de geléia limpo e esterilizado. Deixe virado de cabeça para baixo até a hora de esfriar. Vire o pote e conserve na geladeira por até 30 dias.