Você já sabe porque a gordura do leite é importante nas receitas, mas não sabe qual tipo de creme vai usar. Além disso, também já te mostrei como fazer sour cream e como fazer buttermilk. Então não se desespere, aqui eu também te conto a diferença entre os principais tipos de creme encontrados no Brasil ou pedidos nas receitas e como você pode usá-los.
Enquanto isso, você pode ficar com a seção de creme de leite do supermercado aqui do lado de casa…
…e com toda seção de lácteos do mesmo supermercado. Variedade é que não falta 🙂
Creme de leite de lata: Costuma ter entre 20 a 25% de gordura. Por não ser homogeneizado (ou seja, estar todo “por igual”), o creme (com maior parte de gordura) sempre se separa do soro (com maior parte de água). Na maior parte das receitas, é usado sem o soro. No entanto, se a sua receita pedir somente “creme de leite”, use ambos: soro e creme.
Creme de leite light ou leve: Leva cerca de 15 a 17% de gordura. Como já comentei antes, costuma ser mais caro do que o creme de leite normal, apesar de ter menos gordura. Se precisar usar um creme de leite com menor porcentagem de gordura, use o creme de leite de caixinha.
Creme de leite de caixinha: A porcentagem de gordura costuma variar bastante, e vai desde 15 a 20% de gordura (o mais comum costuma ser em torno dos 17%). Ao contrário do que muita gente pensa, esse creme de leite tem soro sim, mas pelo fato de ele ser homogeneizado, o soro está misturado ao creme por igual o que faz com que ele não se separe durante o armazenamento. Pode substituir o creme de leite light caso tenha baixa porcentagem de gordura (para ver isso, basta ler o rótulo!).
Tanto o creme de leite de lata quanto o de caixinha não servem para serem usados como chantilly. Se a sua receita pedir creme batido (whipped cream), ou creme duplo (double cream), use o creme de leite fresco. Também não é recomendável ferver esses cremes, pois eles podem talhar e dar uma consistência estranha pra sua receita.
Buttermilk: Inicialmente obtido como sub-produto da produção de manteiga, hoje em dia é comercializado a partir da fermentação direta do leite. Não é fácil de achar no Brasil, mas você pode fazer em casa e obter os mesmos resultados 🙂
Sour cream ou creme azedo: Ele tem o mesmo princípio do buttercream — ser um lácteo mais ácido que dá leveza às receitas. Também é bastante usado na culinária internacional, como nos tacos mexicanos, no strogonoff russo ou no borsch ucraniano. Infelizmente é difícil de encontrar no Brasil, mas uma adaptação com suco de limão e creme de leite dá pra ser feita em casa e usar sem problemas.