Nem vou começar com sutilezas: curso de confeitaria custa caro. Pra mim, que raras vezes paguei por educação (estudei quase a vida toda em colégio público e fiz Unicamp na faculdade), fiquei um pouco chocada com o preço do curso sim. Mas se essa é realmente a sua vibe, devo dizer que é bem realístico fazer um curso desse, principalmente com planejamento.
Como eu comentei no post sobre como escolher a sua escola de culinária, grande parte pela qual eu escolhi a minha escola (Le Cordon Bleu) foi por causa da flexibilidade que eles oferecem, o que inclui o pagamento.
Cada parte do curso pode ser paga a parte (se você fizer todos os três certificados de uma vez só, eles ainda dão desconto — não foi o meu caso), e você só paga o Diploma que quiser tirar: cozinha, confeitaria ou os dois.
O curso de confeitaria, pelo menos na minha escola (mas pelo que me lembro no ICC e no CIA também era assim), é mais barato que o curso de cozinha (que é quase o dobro do preço).
No meu caso, paguei 500 euros para fazer a inscrição e o restante do valor é possível pagar até 8 semanas antes do curso começar. Pagamos tudo de uma vez só, mas eu imagino que seja possível pagar em várias vezes, especialmente se você tiver se inscrevendo com antecedência. Eu particularmente não recomendo pagar o curso em vezes, porque a cada transferência que você fizer, há taxas e conversão cambial. Eu juntaria o valor todo antes de começar e pagaria de uma vez só pra evitar ficar pagando essas taxas todas as vezes.
Há a possibilidade de conseguir bolsas de estudo, como a da James Beard Foundation, mas eu honestamente não sei o quão factível é conseguir uma. No ICC eles oferecem diversos tipos de bolsas (pelo menos foi o que me disseram quando eu os contatei), mas acho que dificilmente elas são do valor integral do curso.
Espere pagar cerca de 20-25 mil euros para um curso de confeitaria e 35-45 mil euros para um curso de cozinha francesa. Claro que existem cursos mais baratos (e mais caros!), então vale a pena pesquisar bem. Sei que existem cursos excelentes na Itália, e alguns bem acessíveis (procure por Culinary Arts Program e Community College) nos Estados Unidos e Canadá. É tudo uma questão de quais são os seus objetivos, quanto você está disposto a pagar e pra onde você quer ir!