Esse brownie foi feito pra uma festinha que teve aqui no escritório. Eu achei que eles fariam o maior sucesso (afinal de contas, quem não vai gostar de um bolinho feito com chocolate, nozes e polvilhado com açúcar?), mas eles foram sumariamente ignorados. Bom, nem tanto, já que recebi alguns elogios de umas colegas aqui, mas no geral o brownie fez bem menos sucesso do que a pizza que a gente comprou na ocasião 🙁
Como não me dou por vencida, repeti a mesma receita do maravilhoso David Lebovitz em uma festa dois dias depois, na casa de um amigo americano que mora por aqui. Daí sim os brownies fizeram sucesso na festinha e eu pude voltar a ficar feliz novamente 🙂
Essa receita de brownie é um pouco diferente das receitas mais comuns. Ela leva chocolate amargo em barras, não em pó e leva um certo tempinho pra ficar pronta. O preparo em sí é relativamente simples, mas ela só vai ficar pronta quando estiver totalmente fria (e dependendo do dia, pode demorar algumas horinhas).
Algumas dicas na hora de fazer substituições:
- A quantidade de açúcar na receita é bem grande porque espera-se que você use chocolate bem amargo (na primeira tentativa usei uma mistura de 70 e 78% de cacau; na segunda, usei 58%). Então se você for usar um chocolate menos amargo, diminua também a quantidade de açúcar.
- As nozes podem ser basicamente quais você quiser: pecan, amêndoas, macadâmias, etc. Na primeira tentativa usei nozes “normais”, e na segunda não usei nada. Você pode simplesmente omití-las se quiser (nos brownies da foto não estou usando nozes).
- Use sal marinho grosso de boa qualidade na receita. Eu não recomendo omitir o sal, porque ele realmente dá uma balanceada no sabor e casa bem com os sabores.
- Não desenforme os brownies até que eles estejam completamente frios (eles vão parecer crus). Um bom jeito é fazer logo antes de dormir e cortá-los somente na manhã seguinte.
- Se sua forma não for muito grande, faça duas receitas. Eu, por exemplo, só tenho uma forma retangular grande — uma receita só deixa os brownies muito fininhos.
- Use papel alumínio para forrar a forma. Você até pode forrar com papel manteiga, mas acho que depois vai ser mais difícil de tirar o brownie sem quebrar.
- 115g de manteiga, cortada em cubos
- 60g de chocolate amargo, picado
- 200g de açúcar
- 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- ¾ de xícara de nozes, picadas
- ¼ de xícara de farinha de trigo
- ¼ de colher de chá de sal marinho grosso
- Pré aqueça seu forno a 160°C.
- Forre uma forma quadrada de 20 cm com papel alumínio e unte o papel com manteiga.
- Leve ao fogo baixo o chocolate misturado com a manteiga e misture bem até que o chocolate se derreta por completo. Retire do fogo e misture o açúcar, os ovos e o extrato de baunilha.
- Então, misture as nozes, a farinha e o sal. Coloque a mistura na forma já forrada e untada e leve ao forno por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
- Uma vez frios (frios de verdade!), desenforme e corte em quadradinhos.