E chegou mais aquele dia que eu junto o gostoso com o bonito e mostro pra vocês uma receita de cupcakes junto com uma dica de esmaltes bacana 😉
A receita de hoje vem inspirada no Heli-Yum da China Glaze, mas também na minha época de colégio e faculdade.
Eu sempre curti uma vibe mais natural de produtos em geral, e embora eu viva me entupindo de coca zero (bom, hoje em dia não mais devido à escassez de coca zero por aqui 🙁 ), eu também curtia os vários chás gelados que começaram a ficar famosinhos há alguns (muitos!) anos.
O meu chá favorito era, de longe, o chá branco com lichia da Feel Good. Pra mim esse era o mais gostoso, e geladinho depois de uma aula longa era a melhor coisa que tinha.
Não sei se ainda vende no Brasil, mas eu acho que a mistura chá branco e lichia é uma daquelas que casa super bem como maracujá e chocolate ou morangos com chantilly. Então resolvi tentar fazer essa mistura em um cupcake… e não é que deu certo?
No entanto, fazer massa de bolo com chá não é a coisa mais intuitiva do mundo. Eu pensei em usar um chá bem forte em substituição ao leite (mais ou menos como o pessoal costuma fazer com café às vezes), mas depois de dar uma leve pesquisada por aí, ví que o gosto de chá simplesmente se perde na receita. E isso faz o maior sentido do mundo.
Sabores e aromas são mais facilmente difundidos em meios gordurosos (como manteigas e óleos) do que em meios à base de água (como por exemplo a infusão de chá que costumamos tomar). Como o objetivo aqui é fazer com que o sabor e o aroma do chá fique retido na massa, é preciso fazer com que ele se misture com a manteiga antes de usá-lo na massa.
Parece difícil, mas esse processo todo consiste basicamente em derreter a manteiga, adicionar o chá e deixar eles conversando por um tempinho antes de coar a mistura. Sua manteiga agora estará toda “contaminada” pelo sabor do chá e você pode usá-la então na receita.
A única dica aqui é para tentar usar chá branco fresco de folhas soltas e grandes (dá pra achar em lojas de produto natural) ao invés de usar o conteúdo dos pacotinhos que a gente encontra no supermercado.
Pra lichia, eu usei a versão em calda que eu não sei se vende no Brasil (talvez venda na seção de produtos orientais, que foi onde eu comprei), mas não vejo problema nenhum em usar ela in natura. Para a cobertura você pode tanto usar suco de lichia (se não me engano, vendia no Brasil algo do tipo antes de eu me mudar) ou você pode fazer um purê de lichia processando a fruta fresca no multiprocessador por alguns minutos.
E por fim, como eu estava usando corante líquido, dissolvi ele primeiro na calda antes de usar na receita. Se você não for usar a calda e adicionar o corante diretamente na cobertura, use corante em gel. Se você usar corante líquido no buttercream ele vai ficar todo esquisito e meio talhado.
E qual esmalte é esse que eu uso nas fotos?
Esmaltes: Heli-Yum da China Glaza
Substitutos: Nossa, vários! Praia do Rosa, Jurerê e Sweet da Ana Hickmann ou Falta de Ar da Giovana Antonelli
Dessa vez não fiz nada a mais na unha, porque a cor já é bem chamativa. Mas como esse tom de esmalte é bastante comum, é uma cor bacana pra usar numa unha ombré, não acha?
Bom, já que estamos devidamente conversados, vamos lá à receita 😉
- 250 g de manteiga sem sal, derretida
- 10 g de folhas soltas de chá branco
- 1½ xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de sal
- 1 xícara de açúcar
- 3 ovos grandes, em temperatura ambiente
- ¾ de xícara de buttermilk
- 1 lata de lichia em calda ou 150g de lichia fresca
- 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 250-300g de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres de sopa de suco de lichia ou calda
- 3-4 gotas de corante rosa líquido
- Comece preparando a manteiga. Derreta a manteiga em uma panela pequena, em fogo médio. Adicione as folhas soltas de chá branco, diminue o fogo e deixe fervendo por 5 minutos. Tire do fogo, deixe repousando por mais 5 minutos e coe a mistura com a ajuda de uma peneira. Para a receita você precisará 113g da manteiga coada.
- Pré aqueça seu forno a 180°C e prepare uma forma de muffins com forminhas de papel.
- Se você não tiver pronto, prepare agora o buttermilk adicionando 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre ao leite. Reserve.
- Em uma vasilha, misture a farinha de trigo com o fermento e o sal. Em outra vasilha separada e maior, bata com um fouet o açúcar com os ovos até formar uma mistura esbranquiçada.
- Vá adicionando a mistura de secos com o leite, alternando até formar uma massa homogênea.
- Se estiver usando lichias em calda, pique-as e reserve. Se estiver usando lichias frescas, descasque-as, tire o caroço e pique-as.
- Na forma já preparada, adicione uma colher de sopa rasa de massa pra cobrir o fundo das forminhas. Adicione cerca de 1 colher de chá de lichias picadas (ou menos, se preferir) e cubra com mais 1 colher de sopa rasa da massa. Tome sempre cuidado pra que a quantidade de massa nunca ultrapasse ⅔ da capacidade da forminha.
- Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que ao inserir um palito no centro dos cupcakes, ele saia limpo.
- Reserve e deixe esfriar.
- Em uma vasilha, misture a calda da lichia ou o suco e pingue 3-4 gotas de corante rosa. A idéia aqui é que a calda fique com cor de gelatina de framboesa.
- Bata a manteiga na batedeira por 1-2 minutos ou até que fique fofinha.
- Vá adicionando o açúcar de confeiteiro por partes até que ele tenha sido totalmente incorporado à manteiga.
- Então, vá adicionando o suco que você separou e coloriu por partes até que a cobertura fique na consistência desejada. Na minha receita eu usei cerca de 1 colher de sopa, mas pode ser que você precise de mais ou menos.
- Reserve até a hora de usar.
- Com um bico de confeitar de sua preferência (eu usei o 1M da Wilton, mas não tem nenhuma restrição aqui), faça voltinhas no topo dos cupcakes.
- Finalize com confeitos ou como eu fiz aqui, com farofa de chips de lichia.