No sei vocês, mas sempre tem aquela receita que a gente nunca faz porque morre de medo de dar errado. E eu, pelo menos, sempre fico muito triste quando um bolo ou um doce meu não fica bom. É de acabar com o bom humor!
E embora eu goste muito de quindim, sempre tive um medo descomunal de fazer a receita. Esse negócio de cozinhar as forminhas em banho-maria no forno sempre me pareceu um prato cheio pra dar tudo errado. Quando era mais nova, ainda existiam quindins de caixinha – era só colocar dois ou três ovos, leite e pronto – e eram só esses que eu me arriscava a fazer. Ai de mim estragar uma receita com mais de meia dúzia de ovos!
Nem preciso dizer que essa é a maior bobeira do mundo, né? Lógico que a gente não pode ficar desperdiçando ingredientes a torto e a direito, mas qual é o mal em testar uma receita nova?
Depois de alguns anos morando fora do Brasil, a saudade sempre bate das comidinhas de casa. E como quindim dá pra fazer com ingredientes que se acha facilmente por aqui, o medo da receita dar errado foi menor do que a vontade de comer 🙂
Se você é medrosa como eu, siga as seguintes dicas:
1. Use um termômetro de cozinha para controlar a temperatura da calda de açúcar. Calda em ponto de fio se forma quando ela chega aos 103°C. Se você for controlando a temperatura, não tem como dar errado!
2. Use formas de muffin para colocar os quindins no banho maria. Forminhas individuais são bem mais difíceis de manusear na hora de tirar do forno, e corre o risco de entrar água dentro dela.
3. Coloque água fervente na forma maior antes de levar os quindins para o forno. Se você colocar água fria, vai demorar pra ela esquentar dentro do forno, então é sempre melhor já começar com água fervente. Também não encha demais a assadeira pra não ter risco de cair água nos quindins.
4. Não cozinhe demais os quindins! 20 minutos é mais do que suficiente pra eles ficarem cozidinhos e com aquela cobertura brilhante que a gente conhece. Se você os cozinhar demais, eles não ficam brilhantes.
E você, qual receita você morre de medo de fazer?
- 1 e ¼ xícaras de açúcar
- ¾ de xícara de água
- 10 g de manteiga
- ½ pacote de coco ralado (50g)
- ½ xícara de chá de água quente (para hidratar o coco)
- 7 a 8 gemas peneiradas (150g)
- Açúcar para polvilhar as forminhas
- Forma de muffins
- Forma retangular para o banho maria
- Termômetro de cozinha (opcional)
- Em uma panela média, misture o açúcar com a água. Leve ao fogo médio sem mexer e espere obter uma calda em ponto de fio grosso (103°C). Retire do fogo, misture a manteiga até derreter e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente (cerca de 1 hora).
- Enquanto espera a calda esfriar, junte o coco ralado com a água quente e deixe o coco hidratando.
- Depois que a calda estiver fria, junte as gemas peneiradas e o coco à calda e misture bem. Deixe essa mistura descansando na geladeira, coberta com plástico filme, por pelo menos 3 horas.
- Pré-aqueça seu forno a 200°C.
- Unte as forminhas com manteiga e açúcar, distribua a mistura na forma de muffins com a ajuda de uma concha e coloque esta forma sobre uma assadeira maior. Adicione água fervente à assadeira do banho-maria e leve ao forno por 15 a 20 minutos.
- Desenforme os quindins ainda mornos.