Quando fui à Viena, em 2012, eu não sabia muito bem o que esperar. Na verdade, a gente nem tinha planejado ir pra Áustria naquela época — a gente queria ir para Sochi, na verdade (sim, a dos Jogos Olímpicos). Mas como a condições dos hotéis em Sochi eram péssimas, além de caras, começamos a procurar alternativas de viagem fora da Russia. E para a nossa surpresa, um final de semana na Áustria custava cerca de 1/3 do preço do final de semana em Sochi, além de ser muito mais agradável. Então fomos.
Gastronômicamente falando, eu também não tinha lá muitas expectativas. No primeiro dia me acabei num vinho grego em um bar ao lado do rio Danúbio (é, o azul), e no segundo dia, recebi vários flyers com propaganda de um restaurante relativamente famoso na cidade: o Figlmüller. O que eles vendem? Schnitzel. Só. E eu fui lá toda marota tentar ver qual era a desse prato com nome tão cheio de frescura.
As opções não eram imensas, então resolvi me jogar no tal do Schnitzel de frango (o original é feito com carne de vitela, mas eu não sabia então preferi não arriscar). E de repente me aparece um filezão à milanesa com uma saladinha de batata que até hoje foi uma das coisas mais gostosas que já comi nas viagens!
Nessas ultimas semanas, uns amigos vieram em casa e eu resolvi ressuscitar a receita do famigerado franguinho à milanesa austríaco — que se você me perguntar a verdade, não tem diferença nenhuma pros que a gente faz em casa, além da espessura da carne.
Ele fica ótimo com a saladinha de batata que eu ensino você a fazer aqui. Mas você também pode servir com arroz ou uma salada mista.
- 200 g de peito de frango
- sal e pimenta para temperar
- 2 ovos batidos
- o quanto baste de farinha de trigo
- o quanto baste de farinha de rosca
- o quanto baste de óleo vegetal
- Se seus filés ainda não tiverem sido cortados, corte-os com cerca de 1 cm de espessura.
- Disponha os filés entre dois plásticos e com um martelo de carne, bata os filés até que eles fiquem com cerca de 0,5 cm de espessura (se seu açougueiro já conseguir cortar os filés bem fininhos pra você, pode pular essa etapa)
- Tempere os filés com sal e pimenta. Reserve.
- Aqueça uma frigideira funda com óleo suficiente para mergulhar os filés por completo.
- Para o empanado, passe os filés na farinha de trigo, logo em seguida passe nos ovos e na farinha de rosca (nessa ordem). Reserve os filés em um prato ou frite-os conforme for empanando.
- Os filés estarão prontos quando eles ficarem douradinhos, cerca de 5-7 minutos (dependendo do seu fogão).
- Disponha os filés já fritos em um prato com papel toalha e sirva ainda quente.