Como vocês já devem ter visto, já tem duas semanas que estou morando em Paris (com uma escala de leve em Lisboa, pra aproveitar uma semaninha de férias antes do curso) porque vou começar a fazer um curso de culinária profissional no Le Cordon Bleu.
As aulas começam amanhã, então vou aproveitar que ainda não tive nenhum contato muito próximo com a escola (além de ter visto onde ela se localiza), pra contar pra vocês as minhas primeiras impressões sobre o processo todo.
Bom, já tem muito tempo que eu tinha vontade de estudar culinária profissionalmente, mas por várias razões sempre achei que não era a hora. Como eu me formei em Engenharia de Alimentos, achei que isso ia ser suficiente pra sossegar meu faniquito com a cozinha. Não foi.
Ano passado, depois de bater um papo sincero comigo mesma e resolver o que eu queria da minha vida pros próximos anos, resolvi que era hora de mudar de rumo e ir atrás do que eu realmente queria, que era estudar confeitaria.
Pra mim sempre foi muito claro que eu não queria estudar culinária em geral, especialmente a francesa. Meu negócio foi sempre fazer bolos, doces e tortas. Então a decisão quanto a “qual curso fazer?” foi bastante simples. O único problema foi encontrar informação a respeito de pessoas que já fizeram esses cursos, mesmo em inglês. Encontrei alguns blogs de alunos da minha escola, mas o que mais me ajudou foi entrar em contato com conhecidas que já tinham estudado na mesma escola que eu estou indo. No Brasil, a unica pessoa que eu encontrei que comenta sobre isso é a Dani Noce, mas ela foi pra Lenôtre, que tem um esquema diferente.
Então, pra ajudar as pessoas que estejam no mesmo barco que eu estava há um ano, vocês podem dar uma olhada nas séries de posts abaixo (que manterei organizada e atualizada) pra entender como que funciona todo o esquema antes de se inscrever — já que imagino que há posts suficientes pela internet dizendo como que é a vida numa escola de culinária.
Primeiramente vou cobrir os tópicos que foram mais críticos para a minha escolha. Caso vocês tenham alguma outra dúvida, é só me perguntar que eu respondo 🙂