Tem algumas coisas que a gente sempre ama fazer, não importa quando. Pra mim, bolo é sempre uma delas.
Desde que cheguei aqui no Canadá, tenho aumentado consideravelmente a minha coleção de livros de receita (além das de pratos e utensílios de cozinha, mas isso é outra história :P). A vontade de fazer todas as receitas é infinita, mas infelizmente meu tempo não é. No restaurante onde eu trabalho, raramente eu preciso fazer bolos ou receitas de festa em geral — o que é uma pena. Então sempre que vem alguém aqui em casa, eu uso isso de desculpa pra fazer uma festinha e cozinhar como se não tivesse amanhã.
A idéia original pra essa festa era fazer um bolo de cenoura desses que tem por aqui. No entanto, na hora que fui dar uma olhada nos meus livros, dei de cara com essa receita de bolo Pina Colada da Peggy Porschen e resolvi fazer na hora.
O que mais me chamou a atenção foram as flores de abacaxi, que dão uma cara muito fofa pro bolo e não são difíceis de fazer.
Devo dizer, no entanto, que eu errei na primeira tentativa, hehe.
Eu acabei cortando as rodelas de abacaxi muito grossas, e não tiveram 5 horas de forno que fizessem elas secarem direito. Joguei tudo fora, comprei um abacaxi novo e dessa vez cortei as rodelas beeeeem fininhas. Usei uma faca de pão bem boa, mas acho que talvez usar um mandolin seja ainda melhor. Eu como não tenho um do tamanho do abacaxi, acabei cortando na mão mesmo.
Duas horas depois, elas estavam lá, lindas e formosas pra colocar no meu bolinho.
Com flor ou sem flor, esse bolo é uma delicia e é a cara do verão que tá indo embora daqui e chegando aí no Brasil.
Tendo disso isso, eu só recomendo que você faça esse bolo em um dia que não esteja tão quente. A cobertura e o recheio (que é o mesmo creme, na verdade) são uma delícia, mas bem sensíveis ao calor. Embora você talvez consiga fazer o bolo em um lugar fresco, talvez na hora da festa ele fique no calorão e daí pode ser que ele despenque todinho. É mais seguro deixar ele na geladeira até quase antes de servir (até uns 30 minutos antes é o suficiente pra ele ficar na temperatura correta), ou tentar substituir a cobertura por um buttercream de merengue (como o que eu fiz no bolo de chocolate e framboesas).
Tirando isso, esse bolo é delicioso demais e tenho certeza que vai fazer todo o sucesso do mundo! Faz aí, e depois conta pra mim como ficou. Adoro quando vocês me mandam foto dos bolinhos!
- 1 abacaxi médio, descascado
- 225 g de manteiga, em temperatura ambiente
- 225 g açúcar
- raspas de 2 limões
- 4 ovos
- 240 g farinha de trigo
- 12 g fermento em pó
- 8 g sal
- 100 g coco ralado
- 150 g abacaxi fresco, em cubos
- 150 g água
- 150 g açúcar
- 30 g licor Malibu
- 250 g cream cheese
- 250 g manteiga, em temperatura ambiente
- 625 g açúcar impalpável
- raspas de 2 limões
- 2 colheres de sopa de licor Malibu
- Marque o topo do abacaxi em 5 pedaços, para delimitar onde serão as pétalas. Corte, no sentido do comprimento, lascas finas e compridas de abacaxi que vão de cima a baixo, de forma a formar as pétalas.
- Corte, no sentido da largura, fatias bem finas de abacaxi. Seque-as com a ajuda de um papel toalha e acomode-as em uma forma para muffin ou cupcake (ou mesmo forminhas de empada). Leve ao forno pré-aquecido a 110°C por cerca de 2 horas ou até que o abacaxi esteja seco. Deixe esfriar. Transfira para uma vasilha, cubra com plástico filme e guarde em temperatura ambiente até a hora de usar.
- Pré-aqueça seu forno a 180°C e unte 3 formas redondas de 15 cm.
- Bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão até que vire uma mistura fofinha e leve. Adicione os ovos lentamente e bata até que se incorporem à massa. Com a ajuda de uma espátula, adicione a farinha, o fermento, o sal, o coco e o abacaxi e misture até ficar homogêneo.
- Divida a massa igualmente entre as 3 formas e leve para assar por cerca de 20-25 minutos, ou até que esteja pronto. Deixe esfriar, e nivele os 3 bolos com a ajuda de uma faca grande de pão, para que fiquem todos com a mesma altura.
- Ferva a água com o açúcar. Deixe esfriar e adicione o licor. Reserve até a hora de usar.
- Em uma vasilha, bata o cream cheese junto com a manteiga e as raspas de limão até que fiquem bem fofinhos e leves. Vá adicionando o açúcar aos poucos, alternando com o licor. Se a cobertura estiver muito mole, adicione mais açúcar; se estiver muito dura, adicione um pouco mais de licor. A consistência deve ser firme, mas fácil de espalhar. Deixe na geladeira até a hora de usar.
- Reserve cerca de ⅓ da cobertura para a finalização do bolo.
- Coloque a primeira fatia de bolo no prato em que for servir. Molhe o bolo com a calda, e coloque metade do recheio restante, tentando deixá-lo o mais nivelado possível. Cubra com mais um pedaço de bolo, molhe bem, e coloque o resto do recheio. Cubra com a ultima camada de bolo, sempre molhando bem as camadas. Remova o excesso de recheio que tenha sobrado para os lados, e leve à geladeira por cerca de 15 minutos para o recheio firmar bem.
- Cubra o bolo com o restante da cobertura que você tinha reservado no início, deixando os topos e os lados bem lisos com a ajuda de uma espátula. Deixe o bolo na geladeira até meia hora antes de servir.
- Decore com as flores de abacaxi somente na hora de servir.