Desde que eu me mudei do Brasil, me sinto um pouco estranha quando as estações começam a mudar. Como vivi a maior parte da minha vida em Campinas, onde as temperaturas em qualquer dia do ano não variam tanto assim (em Toronto, por exemplo, a temperatura pode chegar a -30 no inverno, e +35 no verão), acho estranho quando num dia está quente e no próximo já não está mais. Eu sempre fico achando que eventualmente vai esquentar de novo, mas bom, convenhamos que isso não acontece (pelo menos não até o próximo verão).
Como as estações são bem definidas, a variedade de frutas, legumes e verduras que aparecem no supermercado são bem distintas em cada época do ano. A verdade é que se você *realmente* quiser algum tipo de fruta fora de época (por exemplo, ruibarbo no outono, frutas vermelhas no inverno ou abóbora na primavera), é capaz de você conseguir encontrar em algum lugar ou mesmo congelado, mas a diferença de qualidade é bem evidente. Com algumas poucas exceções, eu me lembro que tudo no Brasil tinha mais ou menos a mesma qualidade ao longo do ano. Isso é uma coisa que eu precisei me adaptar por aqui.
O verão acabou logo agora, no finalzinho de setembro, e acho que foi um dos mais quentes por aqui. Não sei se por causa disso, ou por alguma outra razão, os pêssegos e as ameixas que cresceram por aqui estavam espetacularmente doces. Como eu estava usando essas frutas no trabalho pras sobremesas que estamos servindo agora, tive uma idéia de juntá-las e fazer uma espécie de escondidinho doce, crocante e levemente perfumado com canela.
Não vou dizer o óbvio, porque uma coisa tão gostosa como um escondidinho doce não tem como ficar ruim; no entanto, essa sobremesa é tão fácil de fazer que você consegue até improvisar pro café da manhã no feriado. Te juro, é um perigo!
Você pode usar qualquer fruta que fique bem sendo cozida no forno: maçãs, frutas vermelhas, pêras, nectarinas e acho que até abacaxi e banana funcionaria bem aqui. Mas se me lembro bem, a época boa de ameixas e pêssegos também tá chegando no Brasil junto com o verão. Então se você tiver a mesma sorte que eu tive aqui e encontrar essas frutas super docinhas, já sabe o que fazer com elas 🙂
Eu fiz a receita em potinhos individuais, mas você também pode fazer em uma refratária grande pra servir uma quantidade maior de pessoas. Essa sobremesa também aguenta bem uns bons 3 ou 4 dias na geladeira. Eu só esquentaria rapidamente no microondas antes de servir, mas também dá pra comer direto da geladeira, sem medo de ser feliz!
- 6 pêssegos, descascados, descaroçados e cortados em cubos
- 4 ameixas, descaroçadas e cortadas em cubos
- ½ xícara de açúcar
- suco de 1 limão
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 xícara de farinha
- ½ xícara de açúcar
- 1 colher de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de sal
- 85 g de manteiga, gelada e cortada em cubos pequenos
- ¼ xícara de água fervente
- Pré-aqueça seu forno a 180o.C.
- Misture em uma tigela os pêssegos com as ameixas, o açúcar, o suco de limão e o amido de milho. Transfira para o recipiente em que for assar a sobremesa, tomando cuidado para dividir bem o "caldinho" que se formou no fundo, caso use porções individuais.
- Asse por 10 minutos, enquanto você prepara a cobertura.
- Misture a farinha com o açúcar, o fermento, a canela e o sal. Adicione a manteiga e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Adicione a água fervente e misture com uma colher até que tudo esteja homogêneo (não precisa misturar muito).
- Espalhe a cobertura sobre as frutas pré-assadas, e leve ao forno novamente para dourar por cerca de 20-25 minutos.
- No caso de fazer porções individuais, não coloque muita cobertura porque durante o cozimento, ela irá crescer e se espalhar pela forma.
- Retire do forno e sirva ainda morno.