Bom, essa é uma pergunta bastante genérica que não tem uma resposta genérica, infelizmente 🙂
Tudo vai depender pra qual país você pretende estudar, e quais são as suas condições.
No geral, quem tem passaporte europeu (italiano, espanhol, português, etc), não precisa de nenhum visto para estudar na Europa (talvez precise de alguma autorização, mas não sei).
Pra quem não tem passaporte europeu, é preciso ver qual é a situação, a duração do curso e pra qual país se vá para saber se é necessário visto ou não.
No meu caso, que tenho passaporte brasileiro e estou fazendo um curso curto (menos de 3 meses) em uma escola francesa, não preciso de visto para fazer os módulos separadamente. Caso eu quisesse fazer o curso todo de uma vez só (que demora cerca de 9 meses), daí sim precisaria de um visto de estudante francês. Não sei se isso é válido para os outros países da Europa também (aparentemente a França é um pais bem camarada quando se trata de estudantes, talvez por isso seja mais fácil…).
Cursos na Inglaterra precisam de visto, independentemente da duração. Cursos curtos (menos de 3 meses) precisam do Student Tourist Visa e cursos longos (mais de 6 meses) precisam do visto de estudante tradicional (que só pode ser tirado uma vez).
Pra fazer cursos nos Estados Unidos e no Canadá, é necessário tirar o visto e o procedimento depende do país, claro.
Dizem que talvez seja possível fazer cursos curtos nos Estados Unidos com o visto B1/B2 (de turista), mas não sei se é completamente correto. Teoricamente com o visto B1 é possível ficar nos EUA por 6 meses e se seu curso tiver uma duração inferior a essa, pode fazer. Mas acredito que o jeito mais correto é tirando um visto de estudante, pra evitar qualquer problema.
De uma forma geral, a escola indicará qual é o visto necessário e fornecerá toda a documentação pertinente a ela (por exemplo, atestado de matrícula). No entanto, eles sempre deixam bem claro que a documentação é de responsabilidade do aluno, e você mesmo terá que ir atrás disso.
Por outro lado, a informação necessária a obtenção de vistos costuma ser bem fácil de achar nos sites dos consulados dos países, então é só entrar em contato com eles e seguir os procedimentos necessários.
Nunca se esqueça de que visto é uma coisa bem chata e demorada, então planeje-se com pelo menos 3 meses de antecedência para fazer os vistos, pois caso dê algum problema, você consegue pensar em um plano B 🙂