Desde pequena fui uma pessoa relativamente versada na cozinha. Sempre gostei de inventar moda e fazer uma receita diferente. Quanto mais passos, mais ingredientes, mais eu gostava de fazer. Devorava os livros de receita lá de casa, e sempre fazia uma sobremesa divertida nas festas de final de ano, ou pro almoço de domingo.
Mas sempre teve uma coisa que me fazia tremer na base: temperagem de chocolate. Eu nunca – NUNCA – conseguia fazer tudo direitinho e deixar o chocolate brilhante o suficiente, ou na temperatura correta, ou que ele não derretesse depois.
Recentemente resolvi parar de frescura e comprar um termômetro pra finalmente vencer o demônio da temperagem. Bom, deu mais ou menos certo. O chocolate ficou brilhante o suficiente, não derreteu depois de tirar da geladeira, mas eu apanhei horrores da forminha na hora de tirar as trufas. Isso sem contar com a lambança que eu fiz na cozinha…
Não quero nem pensar nas esculturas de chocolate que eu preciso ainda fazer ao longo do curso, além dos bombons e outras coisas com chocolate!
Mas o importante é que ficou bom! Eu só recomendaria vocês a fazerem uma camada de chocolate bem grossinha na hora de fazer a casquinha da trufa, e comprar um termômetro culinário, porque ele faz toda a diferença. Além de usar um chocolate de boa qualidade, lógico! Do contrário, se joga, porque trufa de maracujá é tudo de bom!
- 400 g de chocolate meio amargo
- 300 g de chocolate branco
- 100 g de creme de leite fresco ou de caixinha
- 3 colheres de sopa de suco de maracujá
- Comece pelo recheio. Pique o chocolate branco em pedaços pequenos e deixe em uma vasilha.
- Aqueça o creme de leite fresco, sem ferver, até que fique bem quente.
- Jogue o creme de leite por cima do chocolate e espere que o chocolate derreta um pouco antes de mexer.
- Misture o creme com o chocolate até ficar homogêneo e adicione o suco de maracujá.
- Leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até que fique firme.
- Pique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos.
- Leve ⅔ do chocolate já picado ao banho-maria e aqueça-o até que ele derreta e chegue a mais ou menos 45-50°C.
- Retire o chocolate do banho maria e adicione o restante do chocolate até que ele derreta e a temperatura abaixe até os 31°C.
- Caso seu chocolate indique temperaturas diferentes das mencionadas aqui, use as temperaturas do seu chocolate.
- Preencha as forminhas até a metade com o chocolate e vire-as de volta no recipiente onde está o chocolate para formar a casquinha. Dê umas batidinhas na forma para que o chocolate se espalhe bem.
- Leve à geladeira por 5 minutos ou até que o chocolate fique firme.
- Repita o processo se sua casquinha tiver ficado muito fina.
- Com uma colher de chá, preencha as casquinhas quase até a boca (deixe cerca de 0,5 centímetro sem recheio) com o recheio de maracujá, e cubra com uma camada de chocolate grossinha, para selar a trufa.
- Com a ajuda de uma faca grande ou espátula, retire o excesso de chocolate e leve à geladeira por mais 15 minutos.
- Retire as trufas da forminha, batendo a forminha levemente em um prato ou forma de metal (se sua casquinha ficou grossa o suficiente, essa etapa não será muito problemática!) e mantenha as trufas na geladeira até a hora de servir.