Não é de hoje que eu declaro meu amor por palmito, vocês já ficaram sabendo disso no meu post sobre a Bélgica. E vocês também já sabem que é mais fácil encontrar agulha no palheiro do que palmito em Moscou, como eu comentei no vídeo que postei ontem pra vocês.
Então sempre que eu tenho a chance de comer quilos (sim, quilos) de palmito, eu faço sem a menor dor na consciência. Afinal de contas, se você considerar que 100g de palmito tem 28 calorias, UM QUILO de palmito tem 280 calorias. Então sim, se deixar eu como duas, três latas de palmito purinho sozinha 🙂
Numa dessas, quando fui pro Brasil dessa ultima vez, comprei um daqueles vidros de 3 kg de palmito e resolvi usar um pouquinho pra fazer empadinhas. Porque palmito é bom demais, mas empadinha de palmito é simplesmente um negócio que é de outro mundo. Pouquíssimas coisas são tão gostosas quanto isso!
Confesso que a massa e principalmente o recheio eu faço num esquema meio “comida da vovó” — ou seja, a olho e sem receita alguma. Mas como eu sabia que iria postar essa receita depois, resolvi tomar nota do que eu ia colocando pra depois mostrar pra vocês.
A receita é bem básica e pode ser usada pra fazer empadão também. A mesma coisa serve pro recheio — você pode usá-lo pra fazer panquecas, risoles, torta salgada ou comer purinho 🙂
Não tem nenhum segredo muito grande aqui. Eu gosto sempre de fazer o recheio com bastante tomate, porque gosto dele mais vermelhinho. Mas se você for adepto do recheio mais branquinho, pode omitir o tomate que também fica gostoso.
- 4 xícaras de farinha
- 2 ovos batidos
- 260g de manteiga gelada em cubos
- 1 pitada de sal
- 1 vidro de palmito (300g) picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho grande
- 1 cebola grande
- 100g de ervilha congelada
- 50g de azeitonas verdes, picadas
- 1 lata de tomate pelado, sem o caldo
- ½ xícara de leite
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- salsinha picada a gosto
- sal e pimenta a gosto
- pimenta calabresa a gosto (opcional)
- Coloque todos os ingredientes em uma vasilha grande e amasse com as mãos até que a massa fique homogênea.
- Note que a massa não virará uma "bola". Por ter uma quantidade grande de manteiga, ela fica parecendo quase uma farofa, mas que quando você aperta nas mãos, ela consegue formar bolinhas.
- Reserve.
- Abra a lata de palmito, jogue fora a salmoura e pique os palmitos em cubos pequenos.
- Pique a cebola e o alho e refoque com o azeite em uma panela grande em fogo médio.
- Quando a cebola já estiver macia, adicione os palmitos, a ervilha e a azeitona até que fiquem cozidas (cerca de 1-2 minutos).
- Adicione o tomate pelado e amasse-o com a colher pra que ele fique em pedaços bem pequenos. Remova qualquer pedacinho restante de pele que ele possa ter.
- Adicione o leite e a farinha e misture até engrossar. Nesse ponto, você pode colocar mais leite/farinha de acordo com o ponto que você queira dar pro recheio.
- Quando a farinha já tiver cozinhado bem, desligue o fogo e adicione sal, pimenta do reino, pimenta calabresa se estiver usando e salsinha picadinha.
- Reserve.
- Pegue uma quantidade de massa equivalente a uma bolinha de ping pong e faça uma bolinha com ela.
- Coloque nas forminhas de empadinha e vá abrindo com os dedos até que ela cubra toda a forminha e sobre um pouco de massa nas beiradas. Tome cuidado pra não deixar a massa nem muito grossa (fica com aspecto ruim) nem muito fina (pode quebrar na hora de desenformar).
- Coloque cerca de 1 colher de chá de recheio dentro de cada forminha.
- Pegue uma quantidade de massa um pouco menor do que você usou pra colocar na forminha, e abra um disco de massa na sua mão, com os dedos. Esse disco de massa deve ter o mesmo diâmetro da forminha da sua empada.
- Coloque esse disco de massa em cima do recheio e feche as forminhas, juntando a parte de cima da massa com o excesso que você deixou embaixo.
- Pincele ovo por cima das forminhas e leve para o forno por cerca de 15-20 minutos ou até que estejam douradinhas.
- Dá 12-15 empadinhas, dependendo do tamanho da sua forminha.
P.S. Pra vocês entenderem que meu amor por palmito não é brincadeira, visualiza uma pessoa tendo chiliques num supermercado na Alemanha esse final de semana, porque ela viu a prateleira abaixo.
Sim, essa pessoa sou eu.