Desde pequena, eu sempre gostei de fazer sobremesas. Toda vez que tinha alguma festa em casa, ou eu recebia amigos, uma das sobremesas favoritas que eu fazia, era torta de maçã.
Passados mais de 15 anos desde a primeira vez que eu me lembro de ter feito uma dessas tortas, confesso que mudei muito o jeitão da torta e as receitas durante esse tempo.
As primeiras tortas eram mais simples (afinal de contas eu deveria ter o que? Uns 10 anos de idade?), e em muitos casos era feita com massa pronta e creme de caixinha. Conforme fui descobrindo a felicidade de fazer massa manualmente, minhas tortas evoluiram em qualidade, mas sempre tinham aquela mesma carinha: massa doce cozida, creme de baunilha e maçã coberta com geléia de brilho. Boring, eu sei.
De uns tempos pra cá, tenho me aventurado a mudar a quase-sagrada (porém também quase infalível) receita de torta de maçã. Primeiro precisei adaptar a massa. A que eu costumava usar era muito pesada, e não ficaria muito boa pra cobrir a torta também. Além disso, não queria mais usar creme de baunilha porque ele deixa a massa meio esquisita. Então encontrei uma receita de massa no Smitten Kitchen, e adorei. O recheio e a montagem da torta, por sua vez, foi baseada nessa receita aqui. Aparentemente acertei no resultado, porque já fiz essa torta em duas ocasiões diferentes e nas duas ela foi super aprovada 🙂
O resultado é bem diferente do que o que eu estava acostumada. A massa, que dessa vez também cobre a torta, é bem suave e o recheio é simples — maçãs com caramelo, sem creme — mas o resultado é sensacional. Pode parecer que a receita é complicada por ter vários passos, mas se você já estiver acostumado a fazer tortas, não tem nada muito fora do comum, acredite! (e se você não estiver acostumado, espero que as fotos te ajudem a criar coragem e fazer tudo até o fim 🙂 )
Pra deixar ainda mais gostoso, sirva com uma bola de sorvete de creme e calda de baunilha. Mas se não tiver, ela é gostosa mesmo purinha!
- 315 g de farinha
- 15 gramas (1 colher de sopa) de açúcar
- 5 gramas (1 colher de chá) de sal
- 225 g de manteiga sem sal, muito gelada, cortada em cubos
- ½ a ¾ de xícara água bem gelada
- 6 maçãs grandes, descascadas e cortadas em fatias médias
- ¼ de xicara de açúcar
- ¼ de xícara de açúcar demerara
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de canela em pó
- ¼ de colher de cha de noz moscada
- ¼ de colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa (28g) de manteiga sem sal
- 1½ colheres de maisena
- Em uma vasilha grande, misture a farinha com o açúcar e o sal.
- Adicione a manteiga e, com as mãos, vá amassando até que a manteiga fique do tamanho de ervilhas (ou seja, uma farofa meio grossinha).
- Adicione ½ xícara de água gelada e sove a massa com as mãos até que forme uma bola macia. Se precisar, adicione aos poucos o resto da água até chegar na consistência desejada.
- Divida a massa em duas metades, coloque dentro de um saco plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora.
- Pra facilitar na hora de abrir a massa, deixe-a achatada antes de colocar na geladeira.
- Misture as maçãs com o açúcar, açúcar demerara, suco de limão, canela, noz moscada e sal. Deixe descansando por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente.
- Depois, coloque a mistura toda em uma peneira grande e deixe o líquido formado escorrer todo, por cerca de 15-30 minutos ou até você ter ½ xícara de líquido.
- Em uma panela, leve ao fogo médio o líquido com a manteiga até que ferva e se forme uma calda de caramelo (cerca de 5 minutos). Reserve.
- Abra os dois círculos de massa com cerca de 0,5 cm de espessura.
- Use um dos círculos para forrar uma forma de torta (pode ser de vidro, cerâmica ou metal) de 20 cm.
- Se estiver um dia muito quente, leve a forma forrada e o disco superior de massa para a geladeira por cerca de 15 minutos.
- Misture as maçãs que você escorreu com a maisena, e disponha-as por cima da massa. Por cima das maçãs, jogue o caramelo que você acabou de fazer.
- Use o segundo círculo de massa para cobrir a forma de torta.
- Com uma faca, corte o excesso de massa e com os dedos, sele o topo da massa com a parte de baixo. Se preferir, utilize um garfo para ter certeza que a torta está bem fechada.
- Corte 4 furinhos em cima da massa para deixar que o vapor saia.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 45 minutos, ou até que a massa esteja moreninha.
- Dica: se as bordas começarem a escurecer muito rapidamente depois de 25-30 minutos (isso é normal), retire a forma do forno, cubra a borda da torta com papel alumínio dobrado e volte a torta para o forno.